Serviços (Observações):

  1. Os Notebooks de 1ª a 4ª geração, na sua maioria foram construídos possibilitando troca de CPU. A atual Geração de Processadores da Intel encontra-se na 12ª (ano 2023).
  2. Para notebooks a partir da 3ª Geração de processadores, um upgrade de CPU, se possível, será opcional no quesito desempenho.
  3. Para os que querem continuar usando Windows, que ainda possui suporte de atualização, e dentro das possibilidades de permissão da versão do BIOS, pode-e optar por instalar o Linux em partição separada com opção de Dual Boot e testar adaptação ao Linux, antes de migrar definitivamente. Talvez um primeiro passo para adaptação é o próprio usuário instalar ele mesmo (fácil) o LIBREOFFICE no Windows, pois é disponíbilizado NÃO somente para Linux.
  4. Observação: Para apps que não são de uso tão comum, pode haver falta de tradução total/partcial para o português. Para uso cotidiano de apps para Escritório, Navegação, Gráficos, e uma grande maioria de necessidades a tradução já ocorreu. O que pode ocorrer é que na relação de: Escolha da distribuição do linux mais leve adequada a máquinas mais antigas, pode ocorrer essa falta de tradução. Daí a necessidade de garimpar uma distribuição adequada ao uso que o usuário vai fazer. Para isso pretendo realizar um questionário que irá evoluir para uma escolha mais certa e rápida.