Registro Retroativo - Ano 2016 (sem imagens ou vídeos)

As primeiras pessoas que convenci a usar LINUX foram dois colegas de trabalho, momento em que estavam, por questão de vencimento do suporte do windows instalado, ter de adquirir outro notebook, dei oportunidade de experimentar o Linux. Notebooks com processador Dual Core (lançados pela intel aproximadamente em 2006, ou seja, 10 anos de fabricação naquela data).

Como, em nosso ambiente de trabalho eramos obrigados a usar o LIBREOFFICE como pacote de escritório, ainda que em máquinas com Windows, a adaptação foi tranquila, embora um deles declarou necessitar do EXCEL. Naquela época o LibreOffice já buscava compatibilidade com arquivos do padrão MSOffice e as vezes recebíamos arquivos .doc ou .xls ao invés de .odt ou ods.

  • Obs1: Se o usuário faz uso, no Excel, de MACRO (VBA), lida com inteligência dos negócios, entre outros recursos do MSOffice integrados a outros recursos da Microsoft exclusivos desta empresa, então a opção do LINUX NÃO é adequada.
  • Obs2: Nos dias de hoje, os arquivos criados no LIBREOFFICE (Texto, Planilha e Apresentação) podem ser salvos (salvar como) no formato compatível com os da microsoft (.docx, .xlsx, .pptx) e lidos normalmente no MSOffice 365.
  • Obs3: O LIBREOFFICE também pode ser instalado no Windows (par quem não quiser pagar licença do MSOffice e não está na situação da Obs1.
  • FINAL: O Windows está preparado para tudo contando com mais recurso de máquina, enquanto o Linux PODE fazer tão somente o que eu preciso com menos recursos da máquina que eu tenho.